Possibilidades Diferentes

Aula de Sociologia na faculdade. A professora mandou assistir ao filme: Daens – Um grito de Justiça. A atividade em sala era escolher o ponto de vista de um personagem e explicá-lo em um texto. Segue o texto do meu grupo. Achei interessante expô-lo aqui para mostrar que o mundo não está tão diferente nos dias de hoje.

“Decidimos ver o contexto do século XIX na visão da menina Nett, pois percebemos que ela participou avidamente de todos os conflitos no filme. Foi uma personagem que apesar de toda a repressão daquela época batalhou por mudança e não se conformou com o fato da sociedade se impor sobre ela.

Num contexto em que todos sentiam-se fadados ao fracasso, Nett esforçou-se para fazer com que as outras pessoas lutassem por um ideal comum.

Em vários momentos ela chama a todos para enxergarem a realidade e não se entregarem à submissão dos capitalistas.

Fazendo um paralelismo entre aquela época e a atual, percebemos que as possibilidades de mudança são muito maiores. Ela não tinha a chance de escrever ou trilhar seu caminho, vivia debaixo de exposições e regras da sociedade daquela época. Diferentemente da hoje, onde podemos escolher qual caminho seguir.” (KONIG, Bruna; ALMEIDA, Débora; SENA, Amanda; ANANIAS, Jéssica; SATO, Viviane.)

A seguir o link do filme, para quem tiver interesse em saber um pouco mais do início do Capitalismo na Bélgica.

Beijinhos!!

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s